sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Um "set-back" ... Uma desmotivação. VB12!


Durante o Verão andei muito certinha, sem fazer esforço algum. Era algo que já estava intrínseco no meu dia a dia!
Ainda estava no registo do pré-verão, com comidas saudáveis, exercício físico, resultados a vista!
E assim fiquei até ao final de Agosto..

Setembro, foi um mês complicado, e eu não me soube pré-organizar nem soube prever o que por ali vinha!
Voltei de férias e mudei de casa no dia seguinte.
Tive a dormir em casa da minha mãe durante 15 dias.
Fui para a China em trabalho + 10 dias.

Tudo isto junto fez com que a minha rotina fosse quebrada... e quando isso acontece durante uns dias, não tem problema. Durante 1 mês, nota-se.

Falta de organização, não ter rotina, falta de hábitos do dia a dia - Resultado?
Fui-me a baixo... Comi mal, fiz menos exercício. E cada dia que passava mesmo sabendo e tendo consciência que estava a voltar atrás e que alguma coisa se passava, eu não consegui entrar no ritmo outra vez.

Alguma força maior que não me deixava!!

Fui ao Nutricionista, e o resultado lá estava!
Nada grave, bem sei, mas era um resultado negativo. Além de aumentar de peso, aumentei de volume! (o peso não me preocupa.. o volume sim, porque volume = massa gorda)

Traçamos um novo plano, mas mesmo assim, eu estava sem força!

Tentei e tentei, e fiz um esforço grande. Voltei a entrar no ritmo, voltei a ir ao ginásio todos os dias.
Mesmo quando não me apetecia, eu ia! Pois por experiência própria, sentia-me sempre melhor depois de sair de lá!
Mas um fenómeno acontecia, o meu corpo não obedecia.
Estava constantemente cansada, as pernas não faziam o que eu mandava. Um sensação estranha.
A meio do dia já estava com os olhos a fechar. Quando conduzia, não aguentava mais de 45 minutos sem ter de parar o carro, pois estava prestes a adormecer. Dormia 11 /12 horas e mesmo assim estava cansada.
Falei disto com várias pessoas e vários médicos, e uns diziam "É do tempo, mudança de estações, logo logo voltas ao que eras" outros diziam "isso é exercício a mais que tens feito, devias parar", tudo justificações que eu sabia que não eram as certas.. as pessoas conhecem o seu próprio corpo!!
Algo se passava, mas eu não sabia o quê!



Tomei remédios, bebia café, tomava recuperadores de energia, tudo o que possam imaginar.

Mais tarde, no inicio de Novembro em conversa com o autor de um blog que sigo e respeito bastante (http://www.fat-new-world.com/) ele perguntou... tens feito análises? Isso parece ser falta de B12.

E de repente fez-se luz!!!!

Com todas estas mudanças, com o verão, com a ida a China, com tudo a acontecer ao mesmo tempo, não me lembrei que já não tomava injecções de B12 a 3 meses.
Uma vitamina que, tal como o ferro, por eu não ter estômago e não produzir fator intrínseco, não consigo absorver dos alimentos.

Fui logo, fazer as analises, e eis que se confirmava a suspeita!

Na vitaB12 o intervalo "normal" é bastante alargado, entre 210 pg/ml a 900 pg/ml.
Qualquer resultado abaixo dos 450pg/ml já recomendam tratamento, para acerto de valores.
Eu estava com a B12 a 130pg/ml, muito abaixo do mínimo.

Comecei logo a tomar injecções, e passado 1 semana já via resultados!

Como entretanto a minha capacidade física diminuiu pela falta de exercício e pela pior (não posso dizer má, mas sim pior!) alimentação, decidi que tenho de recuperar!
Tracei um plano de 6 semanas com o meu PT e nutricionista. Até dia 22 de Dezembro tenho de recuperar a massa muscular perdida, voltar a perder estes 3kg de MG (essa é parte fácil!) e recuperar o tempo perdido nestes 2 meses!

E ai vamos nós!!!!!
1ª semana acaba amanhã e foi cumprida a 100%!

Tenho uma folha no frigorífico com os dias todos até ao final das 6 semanas, onde coloco um "check" a noite, em cada dia que passou! Aproveito e escrevo também, caso tenha algumas alterações a nível digestivo etc, para depois informar o André Matias. (para quem ainda não sabe, é ele que me segue em termos de nutrição - http://www.andrematias.com/


Este "setback" foi um alerta importante. Não me apanham desprevenida outra-vez!
O importante é nunca deixar um "setback", chegar a "failure"



Sem comentários:

Enviar um comentário