quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O simbolismo da passagem de ano e das decisões


A passagem de ano é sempre uma noite de promessas, compromissos, decisões.
Pensamos sobre a nossa vida, o ano que passou, o que atingimos, o que falhamos, e prometemos quase sempre tentar ser melhores neste ou naquele assunto.

Mesmo para quem não "liga" a noite em si, esse dia, esse simbolismo tem o seu peso, e tem a sua importância na nossa cabeça e na nossa mente.
Eu sou dessas pessoas, não ligo muito a noite da passagem de ano.
Acho sim, que é um momento para estar com amigos e/ou familia, ter um jantar divertido, com uma boa conversa, rir, fazer um "tchim-tchim" as 00h, mais alguma conversa e acabou-se.
Não sou de ir para festas, nem para noitadas, nem apanhar bebedeiras, e mesmo assim, todas as passagens de ano tenho decidido algo importante na minha vida.

Todas foram um marco importante para me transformar na pessoa que sou hoje e como qualquer conquista na nossa vida, merecem ser reconhecidas e valorizadas por nós próprios antes de qualquer outra pessoa. Talvez por isso, a decisão que tomei este ano, tenha sido a mais importante...



Há 6 anos deixei de fumar na própria noite da passagem de ano, fumei o ultimo cigarro as 23:57h!




















Há 4 anos, decidi entrar no ginásio e mudar o meu sedentarismo e a minha vida. pouco saudável. Decidi também procurar ajuda, e mudar algumas coisas dentro de mim.




 Há 1 ano decidi desafiar-me.
Entrei num combate comigo mesma.
Estabeleci objectivos e dediquei-me a eles com muita força e perseverança.




A ultima decisão, feita há quase 1 ano atrás, posso dizer que foi a mais desafiante e a mais problemática. Foi a melhor e a pior decisão que já tomei.

Porque foi problemática?
Porque não temos comparação... porque estando em competição connosco mesmos, não temos como saber se já atingimos os objectivos.
Como sabemos se não estamos a ser rígidos de mais?
Como sabemos se podemos puxar um pouco mais?
Estamos constantemente frustrados, pois nunca sabemos em que situação estamos nesta luta connosco mesmos.
Corremos sérios riscos de ter uns set-backs pelo caminho.
*Aconselho seriamente procurar ajuda por parte de um profissional, e que em conjunto, criem esses objectivos de uma forma realista.

Porque foi boa?
Porque a nossa maior competição, somos nós mesmos.
Porque a sensação de conseguir algo nunca feito, é única!
Porque a sensação de vitória, que enche o nosso peito, depois de conseguir algo, é espantosa.

Um pensamento que temos de ter constantemente na nossa mente é:
Tudo vai valer a pena. Eu vou conseguir.





Em todos os momentos e com todas estas decisões, tive de fazer mudanças na minha vida.
Mas foi apenas na ultima decisão, no ultimo ano, que eu percebi que acima de tudo, tenho de me perceber a mim mesma. 

Foi agora, passado quase 1 ano da minha ultima decisão, que eu realizei que nunca tinha feito uma retrospectiva do que já tinha conseguido. O meu pensamento era sempre, "quero + X, Y, Z", mas nunca pensei, "já consegui A + B + C".
Esse é um problema do ser humano no geral, temos sempre tendência para querer +, em vez de celebrar o que já conseguimos.

Então, este ano em nome da importância que tem a valorização das nossas próprias conquistas, vou fazer algo diferente!

2013-2014 - Vou fazer uma retrospectiva com tudo o que já consegui, e apenas valorizar.
Tenho a certeza que 2014, vai ser uma continuação das minhas decisões de 2013.
Pode haver quem ache que isto é, assentar, aceitar que não há mais nada a fazer.
Mas enganam-se...

Esta pode ter sido a decisão mais inteligente que já tomei ate hoje.





3 comentários:

  1. Sofia! Sou a Inês do colégio. Parabéns! Adorei o teu testemunho. Já fazias exercício antes de 2012, ou começaste do zero? Como é que foi? Preciso de um empurrão mas não faço nada de nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Inês!!! Nunca fiz exercício antes de 2010. (estava com mais peso do que na foto de 2012). Durante esses 2 anos tive sempre no ginásio, muito regular, mas sem grandes importâncias com a alimentação. Em 2012 mudei totalmente a minha vida, aumentando a parte de ginásio e foco nos treinos, com objectivos específicos, e mudando totalmente a minha forma de me alimentar! Se precisares de alguma ajuda, ou dicas, diz-me! Tenho todo o prazer em te ajudar :)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar